ENDEREÇO

Avenida Rio Branco, 942 
Centro Médico Rio Branco

Zona 05 - Sala 10 

CEP 87015-380 
Maringá - PR - Brasil

CONTATO

Telefone: 
(44) 3225-7566


 

Horário de atendimento: 
Segunda à sexta, das 7:30 às 17:30 hrs 

Siga-nos

SERVIÇOS

Psiquiatria Geral
Psicoterapia

A Importância da Psicoterapia na Psiquiatria A partir do século XX, a história da psicoterapia se confunde com a própria história da psiquiatria moderna. Os trabalhos de psiquiatras eméritos como Freud (na verdade neurologista), Adler, Reich, Jung, Perls e mais modernamente Beck, trouxeram um riqueza de conhecimentos jamais vistos. As diversas forma de abordagem criadas para lidar com os "males da alma" contribuiram também o desenvolvimento de outras áreas médicas como o estudo das patologias psicossomáticas e a importância da relação médico-paciente. O avanço das neurociências trouxe no final do século XX e neste início de século XXI um grande avanço para a especialidade. Seja com o desenvovimento da psicofarmaterapia, seja o aparecimento de técnicas de intervenção física como a estimulação transcraniana. A filosofia de trabalho da Clínica Dr. Hélio Borges é a abordagem integral do paciente cuidando da "máquina" cérebro e do "piloto" mente (estrutura psíquica) para que a harmonia entre o ser biológico e subjetivo possa se fazer. Clique nos links ao lado direito para saber mais sobre cada uma das abordagens e ferramentas em psicoterapia utilizadas: "Gestalterapia, Terapia Cognitiva-Comportamental e Hipnose Médica".

Conheça

1. Gestalterapia

2. Terapia Cognitivo-Comportamental

3. Hipnose Médica

A Psiquiatria A palavra Psiquiatria deriva do grego e quer dizer "arte de curar a alma". É o ramo da medicina que cuida dos transtornos mentais seja por predomínio de fatores biológicos como bipolaridade ou esquizofrenia, seja pela interação entre fatores biológicos e psicodinâmicos como estresse, ansiedade e depressão. O alívio do sofrimento psíquico e a realização do indivíduo são as metas básicas buscadas em um tratamento psiquiátrico. Para isto, o médico psiquiatra pode lançar mão de intervenções psicodinâmicas (como a psicoterapia) ou intervenções biológicas como psicofármacos ou estimulação física transcraniana. Os transtornos psiquiátricos são descritos por suas características psicopatológicas. Muitas doenças psiquiátricas são crônicas, ou seja, não tem cura. No entanto a psiquiatria na última década tem sofrido uma verdadeira revolução. Pelas contribuições das ciências de neuroimagens, modelos cibernéticos e descobertas farmacológicas, o funcionamento cerebral começa a ser compreendido e as intervenções nos trantornos mentais mais eficientes e específicas. Psiquiatras são os mais conhecidos e completos profissionais de saúde mental.

Estimulação Transcraniana

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva EMTr (repetitive Transcranial Magnetic Stimulation — rTMS) é uma nova técnica de abordagem e tratamento de desordens neuropsiquiátricas que permite a exploração, ativação ou inibição das funções cerebrais, de maneira segura, específica, não invasiva e indolor. O método consiste em atingir o cérebro de forma dirigida, através de pulsos magnéticos sobre o crânio, os quais, atravessando os tecidos, geram uma fraca corrente elétrica capaz de provocar alterações na atividade das células nervosas. A técnica é aprovada para uso clínico em diversos países, inclusive no Brasil, mostrando-se muito útil no tratamento da depressão.

Conheça

1. Estimulação Magnética Transcraniana
2. Estimulação Transcraniana por Corrente Direta
NeuroFeedback

O Presente Texto de Divide em 3 seções: 1. Biofeedback Geral e Neurofeedback no Tratamento da Ansiedade. 2. Neurofeedback - Uma Evolução na Modulação Cerebral. 3. Hemoneurofeedback na Ativação Frontal.

 

A Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia Dr. Hélio Borges conta com laboratório especializado em bio/neuofeedback com equipamento canadense de última geração e protocolos internacionais endossados pela Bioefeedback Fundation Europe para a técnica. Sendo um método de condicionamento não é um procedimento invasivo, não tem contra-indicações ou quaisquer efeitos colaterais.

Conheça

1. Biofeedback Geral e Neurofeedback no Tratamento da Ansiedade e do Estresse

2. Neufeedback - Uma evolução na modulação cerebral

3. Hemoneurofeedback na Ativação Frontal

 
 

Entre em contato.
Teremos o maior prazer em te atender!