Artigos e Vídeos Dr. Hélio Borges

Estimulação Magnética Transcraniana – Sempre evoluindo

Publicado em 01/02/2019

A Estimulação Magnética Transcraniana, técnica terapêutica desenvolvida a princípio, para o tratamento da depressão, já atingiu um pouco mais de uma década de uso regular na clínica diária. Neste tratamento, ondas magnéticas, semelhantes às dos aparelhos de ressonância magnética induzem mudanças neuroquímicas cerebrais localizadas agindo sobre os neurotransmissores responsáveis pelo humor como a serotonina, noradrenalina, dopamina e glutamato.

Ao longo deste tempo, muitas coisas evoluíram. O equipamento passou a refrigerar-se excluindo a necessidade de troca de bobinas ao longo de uma sessão de tratamento. O computador já tem programas com todo o protocolo (frequência, tempo, etc.) automatizado junto ao uma ficha clínica. E o mais significativo, a bobina magnética evoluiu para atingir maior profundidade em contraste com as bobinas usadas até então que atingiam apenas as primeiras camadas do cérebro.

A bobina diferenciada “duplo-cone” consegue produzir campos eletromagnéticos profundos chegando-se a uma boa parte das estruturas cerebrais. Praticamente 04 vezes mais profunda que as bobinas convencionais. Com alta frequência se produz excitação neuronal e com baixa frequência a inibição neuronal. Consegue-se assim modular áreas cerebrais de forma focalizada. Ativando ou inibindo uma dada região. Cabe-se dizer que os medicamentos antidepressivos percorrem todo o cérebro, todas as células nervosas, mas não escolhem em que região atuar.

O uso da Estimulação Magnética Transcraniana Profunda na depressão se baseia em que há um expressivo "balanceamento" entre os hemisférios cerebrais para a modulação do humor. Diversos estudos têm demonstrado que a área pré-frontal esquerda encontra em baixa atividade nos quadros depressivos tal qual tivesse se desgastado por excessiva ativação. Neste sentido, pode-se fazer uma ligação entre ansiedade e estresse intenso e prolongado ao esgotamento da área cerebral aonde alimentamos os pensamentos persistentes e ruminativos de preocupação.

A plasticidade do sistema nervoso é o mecanismo básico pela qual a Estimulação Magnética Transcraniana Profunda consegue exercer e manter efeito terapêutico. Alguns estudos tem sugerido que o uso prolongado de antidepressivos também pode trazer um efeito neuroplástico positivo, porém não um tempo tão curto como o consegue a estimulação.

O tratamento é de grande segurança, geralmente mínimos efeitos colaterais. O paciente chega e sai sozinho do consultório e pode até conversar durante a aplicação.

Afora o já bem estabelecido uso na depressão. São inúmeros os estudos que mostram o uso em outras condições psiquiátricas como depressão com ansiedade, transtorno de pânico, estresse pós-traumático, TOC, alucinação auditiva e dependência de cigarro e cocaína.

Cabe destacar também o potencial terapêutico no zumbido (tinnitus). Pela modulação do córtex auditivo primário se tem obtido um razoável número de casos de alívio e cessação temporária (por meses) de desagradável transtorno de que tantos padecem.

Várias pesquisas atestam a segurança e a eficácia da Estimulação Magnética Profunda. Um amplo estudo multicêntrico confirmou a validade da técnica e levou a aprovação do tratamento pelo FDA e pela ANVISA. Hoje, passado mais de uma década são milhares de indivíduos em todo o mundo que já se beneficiaram com o tratamento.

 

Dr. Hélio Borges de Oliveira Passos

Treinamento em Estimulação Magnética pelo HC/USP e Unifesp

Médico (CRM 16.914) Psiquiatra (RQE 8913) e Psicoterapeuta (RQE 2024)

ou
  • Horário de Atendimento

    Atendimento de 2ª a 6ª das 7:30H às 17:30H

  • Telefone

    (44) 3225-7566

  • Endereço

    Avenida Rio Branco, 942, Sala 10 - Centro Médico Rio Branco

    Zona 05 - Maringá - | CEP 87015-380

Copyright© 2020 - Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Avenida Rio Branco, 942 - Maringá - PR, CEP: 87015-380.