Artigos e Vídeos Dr. Hélio Borges

HEG Neurofeedback

Publicado em 01/04/2019

HEG Neurofeedback

 

Biofeedback é a técnica que visa o aprendizado do controle de processos orgânicos através de equipamento eletrônico capaz de ler, amplificar e transformar em sinais visuais e sonoros; o que vai pelo corpo do indivíduo. Através do princípio do condicionamento, o indivíduo treina a capacidade consciente de modificar sua fisiologia adquirindo significativa capacidade de auto-regulação e auto-percepção.

 

A técnica do HEG neurofeedback permite o aprendizado em intensificar o metabolismo cerebral particularmente nos lobos frontais. Conforme maior o uso de uma área cerebral maior o uso de glicose e oxigênio ao nível celular e maior o fluxo sanguíneo que o organismo dirige à região em ativação. Os lobos frontais do cérebro estão envolvidos nos processo fundamentais como a atenção, o controle dos impulsos e o aprendizado.

 

Através da medição da temperatura da testa por sensor infravermelho ultrassensível e combinação dos dados bilaterais por software especializado, como um videogame controlado pela simples concentração, o individuo vai desenvolvendo a habilidade de voluntariamente ativar o funcionamento neural. Como o sistema se ajusta para premiar progressivamente as conquistas, o indivíduo vai progressivamente se engajando na tarefa.

            A plasticidade cerebral é algo notável e um conceito extremamente atual que nos permite entender e criar estratégias de tratamento baseadas nesta realidade. O aprendizado de qualquer coisa se faz justamente por esta plasticidade e as habilidades adquiridas em sessões sucessivas de condicionamento ficam sedimentadas.

 

O método tem especial aplicabilidade nos transtornos da atenção, da concentração, dificuldades de aprendizado e queixas de memória de caráter funcional. A técnica pode ser associada ao treino de ondas cerebrais diretamente que é o biofeedback de ondas cerebrais ou “neurofeedback”. Neste a aquisição de dados por sensores de eletroencefalografia é transformada em atividade de treino através do mesmo princípio do biofeedback. A associação das técnicas amplia ainda mais a ação terapêutica em condições como o Distúrbio de Déficit de Atenção. Quando ativação frontal voluntária antecede o trabalho focalizado sobre auto-controle de ondas cerebrais o resultado é maximizado.

 

Como envolve apenas o uso de sensores e treino não é uma técnica invasiva ou com riscos ou efeitos colaterais. Os resultados dependem da correta aplicação da técnica e do engajamento pessoal.

 

A Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia Dr. Hélio Borges conta com laboratório especializado em bio/neurofeedback com equipamento canadense de última geração e protocolos internacionais para a técnica. Sendo um método de condicionamento não é um procedimento invasivo, não tem contra-indicações ou efeitos colaterais.

ou
  • Horário de Atendimento

    Atendimento de 2ª a 6ª das 7:30H às 17:30H

  • Telefone

    (44) 3225-7566

  • Endereço

    Avenida Rio Branco, 942, Sala 10 - Centro Médico Rio Branco

    Zona 05 - Maringá - | CEP 87015-380

Copyright© 2020 - Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Avenida Rio Branco, 942 - Maringá - PR, CEP: 87015-380.